
SAÚDE MENTAL NA VIDA ACADÊMICA
Conquistar a tão sonhada vaga no vestibular e ingressar no curso que sempre desejou, desperta um misto de sentimentos. Mas claro que para chegar até aqui você se privou de algumas coisas que considerava importante para se dedicar aos estudos. A partir de agora, uma nova fase fará parte da sua vida, repleta de novos desafios e aprendizagens.
Muito brevemente você estará em busca de uma vaga de estágio, para ir colocando em prática os ensinamentos da sala de aula e garantindo as condições para sua entrada no mundo do trabalho, cada vez mais com ampla concorrência.
A rotina vai sendo, ou deveria ser dividida entre estudos, trabalho e vida social. Com o passar do tempo algumas coisas vão acumulando, ficando de lado e quando nos damos conta tudo já está fora dos trilhos. E é assim que muitos adoecem.
Atualmente é comum encontrar estudantes universitários exaustos, com depressão, desenvolvendo síndromes, fobia social entre tantas doenças que acometem essa parte da população.
Muito se ouve sobre estar com a saúde mental abalada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) saúde mental é um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, possibilitando desenvolver habilidades pessoais podendo vencer os desafios da vida e contribuindo com a comunidade.
A saúde mental pode estar relacionada a fatores genéticos, a forma como as pessoas encaram as situações da vida, pode ser o ambiente, fator social, econômico, político e cultural, tudo tem influência e nenhuma pessoa lida da mesma forma com essas situações.
Os sinais de alerta para procurar ajuda profissional, podem parecer situações corriqueiras do dia a dia e que muitas vezes não damos a atenção devida. Tudo pode começar com alterações no sono, cansaço, ansiedade, irritabilidade, queda no rendimento na faculdade/trabalho, sensação de tristeza, perder o interesse por alguma coisa que antes gostava muito de fazer, enfim uma lista extensa e, na maioria das vezes, as pessoas ignoram esses sinais ou não os relacionam com os novos enfrentamentos.
Em meio a esses desafios, os profissionais da área de saúde e psicologia, em diferentes canais e meios de comunicação veiculam informações sobre qualidade de vida e saúde mental, incentivando as pessoas a procurarem ajuda profissional. É importante levar uma vida saudável, comer bem, praticar atividade física, ter um tempo para se cuidar, manter o contato com os amigos, priorizar o lazer, dormir adequadamente, buscar o equilíbrio e saber que você não está sozinho, buscando caminhos para controlar o estresse e as emoções, buscando desenvolver capacidades de resiliência emocional. Atenta a essas questões, a UNISE conta com um setor voltado ao acompanhamento dos estudantes em formação, a Coordenação de Apoio ao Discente – CAD, que além de atender os estudantes em diferentes situações de apoio psicopedagógico, promove encontros e rodas de conversa para orientação e formação. Também o curso de Bacharelado em Psicologia possibilita formação profissional que favorece desenvolvimento de aspectos socioemocionais, dentre tantas outras habilidades.
Data de publicação: 23/10/2024
VOLTAR